Calcular e informar dados fiscais são tarefas que precisam de muita atenção em uma empresa. Por isso, a área financeira é mais que necessária para gerir tais tarefas. Logo, ter uma boa comunicação com o setor faz toda diferença na hora de definir metas. A prática contábil ajuda na gestão empresarial, busca manter a situação financeira estável e positiva, desde o fluxo de caixa até o balanço patrimonial. “Dessa forma, os gestores conseguem verificar as informações necessárias, antes mesmo de fazer suas escolhas. E, com isso, podem prever situações de risco, por exemplo,” explica o consultor em Gestão Financeira Empresarial, Robson Evangelista.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade. Isso acontece por dois motivos principais: falta de planejamento e ausência ou ineficácia da gestão financeira. “Por meio dessa pesquisa, podemos entender melhor a importância de um planejamento, principalmente, o financeiro”, completa. No dia a dia da empresa, o setor cuida do fluxo de caixa, controle financeiro e econômico, situação de estoque, demonstração dos resultados de exercícios, análise de lucros e prejuízos.
“Outras atividades essenciais e desenvolvidas por essa área são a relação da empresa com bancos e fornecedores e demonstração de Balanço Patrimonial. Por isso, é necessário ter uma equipe qualificada, e, nesse caso, a terceirização do setor, pode ser a solução para ajudar sua empresa a crescer”, afirma Robson. Para ter um bom planejamento tático, a situação financeira precisa estar consolidada. “Com as informações do caixa de cada setor em dia, é possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados. Essa área detém todos os números importantes para o funcionamento da organização”, relata.
Deixe um comentário