Discutir sobre a obesidade vai além dos números na balança. Afinal, trata-se de uma doença crônica que acomete pessoas de diversas idades e por causas que vão desde a má alimentação ao alto consumo de processados e sedentarismo. Fatores individuais, coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais também podem interferir ou colaborar com essa condição. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade – 2022, da World Obesity Federation (WOF), cerca de 1 bilhão de pessoas devem viver com a doença até 2030.
“A obesidade é uma doença crônica e pode virar caso de cirurgia. Além disso, junto dela podem vir outras condições clínicas como ansiedade, diabetes, insuficiência cardíaca, depressão e demais complicações”, avalia Giselle Felix, fisioterapeuta e especialista em bem-estar da WinSocial, plataforma digital de seguro para pessoas com condições crônicas. Para te ajudar a manter-se saudável e prevenir a obesidade, a especialista separou 8 dicas. Confira:
No Brasil, em 2021, 9,1 milhões de adultos atendidos na APS (Atenção Primária à Saúde) já tinham excesso de peso e mais de 4 bilhões, obesidade – entre eles, 624 mil o quadro já era considerado grave (grau III).Antes de preparar uma refeição, tente planejar e organizar a sua rotina, pensando em que tipos de alimentos você está consumindo. Você até pode comer doces e industrializados, porém, sempre pensando em um limite para esses tipos de alimentos.
Uma dieta saudável deve trazer um prato rico em vitaminas e nutrientes, se você não possui um hábito saudável, trazer a consciência alimentar é uma saída. Com ela, você deve perguntar-se quais os limites de gordura e doces, se está mesmo nutrindo seu corpo, ou ainda se em determinada hora você está realmente com fome ou se está fazendo ‘beliscos’ exagerados em sua rotina.
Deixe um comentário