Como ensinar crianças a lidarem com dinheiro

Em um período cheio de incertezas econômicas é fundamental o debate sobre o papel dos pais no desenvolvimento da educação financeira dos filhos. Isso, principalmente, pelo fato de que não é mais possível se omitir sobre esse tema. E cada vez vemos mais pessoas que crescem e se tornam endividados e inadimplentes. É uma característica das crianças serem muito observadores e cedo começam a perceber que o dinheiro tem uma importância na vida dos pais e, em paralelo tem estabelecido os desejos de consumo, assim, a partir da percepção deste entendimento, que ocorre normalmente por volta dos três anos, já deve ter início a educação financeira.

“Diante de um cenário de consumismo desenfreado, população endividada ou frustrada por não conseguir realizar seus sonhos, ensinar como lidar com dinheiro e anseios para crianças e jovens tornou-se um dos principais desafios de pais. Lembro que as famílias têm papel fundamental no significado que os filhos atribuem ao dinheiro e a forma como se lida com seus recursos financeiros pode influenciar a maneira como a criança irá administrar seus bens no futuro”, explica Reinaldo Domingos, PhD em Educação Financeira e autor do livro Mesada não é só dinheiro (Editora DSOP) e presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN).

Ele conta que muitos pais, que não receberam orientações dessa natureza e encontram dificuldades em transmitir esse tipo de conhecimento. Um dos caminhos para famílias educarem financeiramente seus filhos é estimular que esses identifiquem seus sonhos de curto, médio e longos prazos; ensinando a investigar quanto custam esses e, junto com os pais, começarem a poupar. Reinaldo Domingos preparou quatro orientações de como os pais podem educar financeiramente os filhos. Frequentemente eles observam os adultos entregarem dinheiro, cartões, cheques em vários locais em troca de mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *