Desde a última sexta-feira (9), o Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (UnifeiI) inaugurou o Laboratório de Ensaios em Motores de Combustão Interna com Novos Biocombustíveis (HVO, H2 e GNR), como parte de projeto desenvolvido com parceria da FPT Industrial Brasil Ltda. e do programa Rota 2030 e executado sob a coordenação do professor Christian Jeremi Coronado Rodriguez, líder do Grupo de Estudos em Tecnologias de Conversão de Energia (GETEC).
O Programa Rota 2030 é uma iniciativa do Governo Federal criada em 2018 que possui o intuito de apoiar e promover o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis, caminhões, ônibus, chassis com motor e autopeças. Antes do evento de inauguração do laboratório, foi feita, na sala de reuniões do IEM, uma apresentação sobre a infraestrutura da Universidade, detalhes do projeto realizado e resultados obtidos durante sua execução.
Edson da Costa Bortoni, reitor da Unifei, que em suas palavras, disse sobre os aspectos da singularidade, criticidade e competência que deve haver no desenvolvimento de projetos, enalteceu a atividade dos estudantes da Unifei e comentou sobre a liberdade que eles têm no desenvolvimento de um projeto de importância como o que foi apresentado. Após essa apresentação, os presentes participaram da inauguração do Laboratório de Ensaios em Motores de Combustão Interna com Novos Biocombustíveis, que contou também com presença de alunos da graduação da Unifei.
Deixe um comentário