Força-tarefa reforçada para combate as chamas na Mata do Limoeiro

Apoio no quarto dia de trabalhos intensos no combate ao incêndio

Uma equipe de 20 brigadistas orgânicos da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) se juntou nessa quarta-feira (14) ao grupo que combate o incêndio que consome uma extensa área do Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema. A Prefeitura de Itabira também encaminhou até o local uma escavadeira, um patrol e duas pás carregadeiras. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) auxilia no combate as chamas, em apoio logístico, desde o início da queimada, no domingo (11).

Os trabalhos tiveram reinício às 6h deste quarto dia de combate ao incêndio, considerado o maior dos últimos nove anos na reserva ambiental. Ao todo, 87 combatentes entre brigadistas, policiais, bombeiros e voluntários das iniciativas pública e privada, estão no local. As equipes contam com apoio de 13 veículos, terrestres e aéreos. Até o momento, há dois focos de incêndios ativos, um sentido Campestre, e outro em direção ao Morro Redondo.

Na terça-feira (12), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, sobrevoaram a área. Marco Lage reafirmou o compromisso de buscar alternativas de elevação do Pelotão para Companhia, e posteriormente a Batalhão do Corpo de Bombeiros, para se ter mais recursos e estrutura. O gerente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e responsável pelo Parque, Alex Amaral Oliveira, informou que só saberá a dimensão exata da destruição no rescaldo da área queimada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *