A moeda social eletrônica, Facilita, completa um ano e dará também oportunidade de emprego há 50 mulheres em situação de vulnerabilidade e que já são beneficiadas pelo programa de distribuição de renda. Elas precisam se encaixar partir da menor renda per capita familiar, em levantamento do CadÚnico para serem contratadas com carteira assinada pela por meio da ferramenta “Facilita Trabalho”. A carga será de 4h/dia e receberão meio salário (R$ 606) para atuar nas Secretarias de Educação (SME) e de Agricultura e Abastecimento (SMAA).
Nesta terça-feira (6), às 14h, na praça Acrísio Alvarenga, o prefeito Marco Antônio Lage, e a Secretária Municipal de Assistência Social, Nélia Cunha, estarão realizando a entrega das carteiras de trabalho assinadas às mulheres que cumprem as exigências. Moradora do bairro Abóboras, Sheyla Adriana da Silva, de 36 anos, é uma das recém-contratadas pelo programa e receberá o documento na data. Desempregada ela relata que estava difícil a situação dentro de casa, principalmente para comprar aliemntação para seus filhos em idade escolar.
“As crianças já estão com expectativa de que as coisas vão melhorar! Eu já tinha a intenção de fazer pães, bolos e tortas. A oportunidade caiu do céu”, disse. Além de continuar recebendo o cartão Facilita, Sheyla comemora a oportunidade de trabalho digno, aliada a capacitação, porque no contraturno, serã aluna dos cursos de capacitação profissional, semanalmente, na área de panificação, salgados e quitandas. Será fornecido vale-transporte para o trabalho. Para as aulas, uma van vai levar até as salas de aula.
Tânia Regina da Silva é gerente administrativa da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII), entidade responsável por oferecer os cursos na Fazenda da Bethânia. Ela afirma que atualmente o local tem instrumentos novos de padaria e será muito gratificante dar uma oportunidade de capacitação e trabalho. “Alavancar a renda dessas mulheres e também contribuir para a melhora da autoestima é bom demais”, destaca Tânia. A Facilita atende cerca de 3.500 famílias.
Deixe um comentário