“Conseguimos sensibilizar os itabiranos,” afirma Marcos Alcântara, sobre Fani

O Festival de Artes Negras Itabirano (Fani) foi concluído depois de nove dias de atividades artísticas e culturais, valorizando o segmento afro-brasileiro, no evento promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), e Prefeitura de Itabira. Foram mais de 2 atrações que coloriram as ruas, e e valorizaram o talento itabirano, com a celebração da Cultura Popular Tradicional, perfazendo espaços de comunicação na pluralidade das pessoas.

Marcos Alcantara

“Conseguimos sensibilizar os itabiranos sobre a importância das mãos negras nos processos, histórico e cultural de Itabira. Um festival que realmente trouxe à tona tema de extrema importância para a cidade e o melhor, não sendo uma obrigação legal, pois Itabira destaca-se por levantar essa temática durante o ano todo” explica o superintendente da FCCDA Marcos Alcântara. Foram atrações como música, oficinas, rodas de conversa, e exposições, além de intervenções culturais.

O Fani destacou a importância dos negros na cultura, ao levar ao palco diversas manifestações artísticas e culturais da matriz africana. O evento fomentou a promoção, preservação, proteção e disseminação da cultura negra, através do fortalecimento do intercâmbio com outros povos, tendo como propósito o apoio às iniciativas culturais afro-brasileiras. Os eventos aconteceram gratuitamente, em espaços abertos para a comunidade, e de forma descentralizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *