A equipe Uai!rrior, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UnifeiI), começou o segundo semestre de 2022 com resultados em suas participações em eventos e torneios. A equipe de robótica participou do campeonato RoboChallenge Brasil by Mauá, em São Caetano do Sul (SP), que reuniu cerca de 300 robôs para competir em diversas categorias, como Combate, Sumô, Follow Line e Hockey, entre outros. O evento, aberto ao público, ocorreu no ginásio de esportes do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Essa foi à primeira edição da competição, que tem como objetivo colocar o Brasil no mapa dos grandes representantes da modalidade no mundo. A competição foi coordenada pelo professor Anderson Harayashiki Moreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. “Quando comparamos o Brasil com outros países que se destacam nas competições de robótica, percebemos uma grande diferença na quantidade de torneios realizados ao longo do ano,” disse Anderson, em matéria veiculada pelo IMT.
Na mesma veiculação, o docente defendeu que a inclusão de um novo torneio no calendário nacional beneficia todas as equipes participantes e ajuda na propagação da cena da robótica no país e no mundo. Também no início desse segundo semestre, a equipe esteve presente no torneio Street Bots, batalha de robôs que aconteceu na UCCONX, uma conferência de cultura popular, no Complexo Anhembi, em São Paulo, capital. Além de competir na categoria Beetleweight (1,36 kg), com os robôs Martelinho e Mochilinha, a Uai!rrior pôde expor outras máquinas em seu estande.
Deixe um comentário