O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveram ações, nos últimos dias 23, 24 e 25 de agosto, nos municípios de São Geraldo da Piedade, Santa Efigênia de Minas e Coluna, na região do Vale do Rio Doce. Durante as iniciativas, os cidadãos dessas localidades tiveram acesso a serviços como orientações jurídicas, sessões de conciliação e mediação e emissão de documentos.
No primeiro dia, em São Geraldo da Piedade, pertencente à comarca de Governador Valadares, o Cejusc Itinerante realizou audiências pré-processuais e homologou acordos. Além disso, foram prestados 26 atendimentos e encaminhamentos pelo setor de Cidadania. O juiz coordenador do Cejusc de Governador Valadares, Anacleto Falci, afirmou que “o Cejusc Itinerante é um projeto muito importante para sociedade, pois aproxima o Judiciário do cidadão, principalmente aqueles que residem mais distantes do município sede da comarca”.
“A descentralização do atendimento facilita o acesso das partes, pois possibilita que as pessoas possam ser atendidas próximo de suas residências, permitindo a resolução de suas demandas, conforme podemos identificar nas audiências, com 100% de acordo”, ressaltou o magistrado. Em São Geraldo da Piedade, segundo o juiz Anacleto Falci, funciona desde 2021 um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) conforme convênio realizado com o município, sendo realizada, nesta ação, a divulgação dos serviços prestados no local.
Deixe um comentário