O Congresso Internacional de Bom Jesus de Matosinhos chega a sua segunda edição e, neste ano, será realizado no Brasil em dois Patrimônios Culturais da Humanidade, Ouro Preto e Congonhas, entre os dias 13 e 15 de setembro, de forma gratuita e aberta ao público. Com o objetivo de estudar a importância, tradição e projetar a devoção ao Senhor do Bom Jesus de Matosinhos, o evento dedica atenção especial à relação entre Portugal e Brasil, a partir do culto ao Senhor Bom Jesus. A devoção nascida na cidade litorânea portuguesa de Matosinhos e adotada por mais de 30 cidades mineiras, sendo considerada uma das mais antigas tradições de toda a cristandade.
Palestras com especialistas nacionais e internacionais, visitas guiadas, missa no santuário do Bom Jesus durante o tradicional jubileu de Congonhas e exposição dedicada ao Senhor de Matosinhos, são algumas das atividades do Congresso. Uma comitiva portuguesa foi montada especialmente para participar dos eventos, contando com a presença e palestra do Secretário de Cultura e Turismo da cidade de Matosinhos, Portugal, Fernando Reis. Haverá, ainda, programação na cidade de Congonhas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – Patrimônio Cultural da Humanidade , no dia consagrado ao Senhor de Matosinhos, 14 de setembro.
“Cerca de 30 cidades mineiras têm igrejas dedicadas ao Senhor de Matosinhos, como é o caso de Ouro Preto. Convidei a Câmara Municipal de Matosinhos, em Portugal, para trazer o Congresso e também chamar a atenção para a necessidade urgente da restauração na Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas das Cabeças, templo da grande devoção ouro-pretana ao Senhor de Matosinhos. Contaremos também com a parceria da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Seu presidente é o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, cuja cidade tem uma capela consagrada ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos,” destaca o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo.
Deixe um comentário