Começou nesta sexta-feira (19), e vai até sábado (20), ciclo de palestras da 34ª Exposição Agropecuária e Industrial de Itabira (Expoita). A iniciativa visa capacitar produtores de toda a região para garantir uma genética apurada nos rebanhos dos criadores locais. Os temas abordados são relacionados à nutrição dos animais e manejo de pastagens, com apresentação de novas técnicas e destaques para projetos desenvolvidos no município.
A primeira palestra, com o tema do projeto “Mais Carne e Leite”, foi ministrada pelo mestre em veterinária, Matheus Anchieta Ramirez. Ele contou o sucesso do projeto que iniciou em março. “O projeto atende continuamente 50 produtores com resultados expressivos no aspecto educativo. Destaca a recuperação de pastagem, implementação de capineiras e o processo de melhoramento genético, de acordo com a necessidade de cada produtor” explica.
Quem não quis perder a oportunidade de aprender ainda mais sobre o projeto, foi o produtor de leite, Rodrigo Oliveira Amador, “essas palestras são um ganho muito grande para os produtores da nossa região, aqui podemos ver a forma correta de tratar os animais, evitando o desperdício para que possamos colher resultados. A gente só tem a ganhar e o benefício que tem na propriedade acaba retornando para o município”, afirma o criador de gado.
A programação de palestras continua movimentada neste sábado (20). Às10h sobre o Projeto Futura – Sistema Salve o Bezerro Macho Leiteiro, com Pedro Henrique Ferreira Araújo, médico veterinário. Mais tarde, 11h o tema abordado será Sistema 4.4.4 – uso de Minerais e Proteinados no Período Seco e nas Águas, Grandes Produções em Gado de Leite e Corte, com o zootecnista Marcelo Chaves Lage.
Na parte da tarde a orientação abordando Peso da Energia e da Proteína na Nutrição dos Ruminantes – Quantidade e Qualidade, com Fabiano Junqueira, médico veterinário Centro Multiplicador de Capacitação (CMC) Futura, às 16h. E entre 12h e 14h, a Premiação e desfile dos animais campeões.
Deixe um comentário