Começa a Semana da Pessoa com Deficiência

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas (Apae) Itabira inicia nesta quarta-feira (17), a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento já faz parte do calendário oficial da entidade, maior instituição beneficente do Brasil, voltada ao cuidado da pessoa com deficiência. A campanha é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963. E este ano terá como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências.

Maria Raimunda Lacerda Sobrinho

“Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas, e não deve sofrer nenhuma espécie de discriminação. Queremos chamar a atenção das pessoas enfatizando a necessidade do empenho de toda a população, pela luta contra barreiras intransponíveis, para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Essas barreiras são diversas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Mas a pior barreira é a atitude do ser humano. Essa barreira impede, prejudica a participação social da pessoa em igualdade de condições e oportunidades”, disse Maria Raimunda Lacerda Sobrinho, presidente da Apae Itabira.

Apae Itabira

Apae é a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 45 mil de pessoas com deficiência, o que equivale a quase 24% da população. O percentual de 18% declarou-se com deficiência visual, 7% com motora, 5% com auditiva, e 1% com a deficiência mental. Segundo a Apae local, somente com a quebra de barreiras, principalmente as atitudinais, a partir da disposição de toda a sociedade, podemos nos tornar um país inclusivo. Passeios com usuários da Apae, caminhadas, cultos e visitas, estão entre as atividades que serão realizadas durante a Semana da Pessoa com Deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *