Indústria intensifica investimentos em eficiência energética no Brasil

A indústria instalada no Brasil está intensificando os investimentos em eficiência energética em busca, principalmente, de redução de custos e cumprimento de compromissos de sustentabilidade corporativa. Essas são algumas constatações da Pesquisa de Investimentos em Eficiência Energética 2022, que teve como alvo 2.294 empresas em 13 países, variando em tamanho de 500 a cinco mil funcionários, ou mais. O levantamento, oferece o retrato mais recente de como as indústrias no mundo estão planejando investir em medidas de eficiência energética.

No caso do Brasil, pouco menos da metade já está investindo no aumento da eficiência energética (48%) e mais da metade está planejando (51%), sendo que 63% devem realizar esses aportes ainda neste ano – o maior índice entre os países pesquisados. Globalmente, 54% do total de empresas consultadas já estão investindo e 43% pretendem realizar aportes na área, com 40% declarando que esse plano será concretizado ainda este ano.

Além disso, 89% dos entrevistados em território brasileiro esperam que seu investimento em eficiência energética aumente nos próximos 5 anos. Considerando todas as empresas, esse índice ficou em 90%, chegando a 99% na China. “Essa aceleração do investimento no Brasil, em linha com o resultado global, é uma notícia positiva. Com o crescimento populacional e econômico, as mudanças climáticas podem chegar a um ponto crítico. Além disso, o cenário se torna ainda mais complexo diante dos avanços da urbanização e da tensão geopolítica,” disse Marcelo Palavani, diretor da área de negócios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *