Evento mostra implementações em programas de prevenção ao AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a maior causa de mortalidade no país. Somente no mês de julho, o problema matou 8.758 brasileiros, o equivalente a 11 óbitos por hora, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865). Diante do cenário alarmante, especialistas nacionais e internacionais se reunirão no Global Stroke Alliance, entre os dias 10 e 13 de agosto, para avaliar e discutir as melhores evidências para a implementação de programas de AVC nos níveis de prevenção, tratamento e reabilitação.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participará da abertura do evento, nesta *quarta-feira (10), a partir das 10h, e que contará, ainda, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Wilames Freire Bezerra), além de ministros de várias nações, chefes do Executivo de diversas partes do Brasil, representantes de órgãos nacionais ligados à saúde e gestores hospitalares.

Antecedendo a abertura, “A Trombectomia Mecânica é factível em países de baixa e média-renda?” será um dos temas tratados. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo e que foi aprovado, em dezembro de 2021, pela Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS (CONITEC). No entanto, ainda não há definição sobre a implementação no SUS. O evento terá como tema central a longitudinalidade do cuidado ao AVC. Um dos destaques da programação será a capacitação e cursos de atualização em prevenção de AVC para profissionais de Atenção Primária, agentes importantes no combate à doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *