A taxa de desemprego no Brasil caiu para 9,8% no trimestre encerrado em maio de 2022, porém a falta de trabalho ainda atinge 10,6 milhões de brasileiros em todo país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e, no último levantamento, a taxa de desemprego estava em 10.5%, atingindo cerca de 11,3 milhões de brasileiros.
Segundo a pesquisa, esta é a primeira vez nos últimos 6 anos que os índices de desemprego saem da casa dos 2 dígitos, o que representa a menor taxa registrada no Brasil desde o trimestre que se encerrou em janeiro de 2016, que ficou em 9,6%. Entre os semestres, o que se encerrou em maio, a taxa atual é a menor desde 2015, que registrou, na época, 8,3%. A pesquisa ainda indica que a criação de vagas foi mais expressiva nos setores de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.
“O cenário atual reflete o processo de recuperação de grandes perdas econômicas que aconteceram em 2020”, diz Thomas Carlsen, COO e co-fundador de startup especializada no controle de ponto online, e gestão do departamento de pessoal. “Estamos vendo uma retomada de empresas inadimplentes que estão voltando a bater ponto conosco e que vêm reabrindo processos de admissão de funcionários para posições estratégicas em seus negócios, o que é um bom indicativo”, afirma o executivo.
Deixe um comentário