Depois de quase três meses, Itabira volta a registrar óbito por coronavírus

No domingo (19), Itabira voltou a registrar falecimento de paciente com a covid-19 em ala de internação: um idoso de 82 anos, portador de comorbidades clinicas, que estava internado por nove dias no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Essa foi a 21ª vítima fatal atribuída à doença em 2022, e 389ª desde o início do período pandêmico. A morte mais recente, até então, havia sido registrada pelas autoridades públicas de saúde em 28 de março.

Nesta segunda-feira (20) a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) voltou a publicar Boletim Epidemiológico, com dados sobre o avanço de casos da covid-19, depois do arrefecimento no controle à pandemia. O documento aponta 21 novas pessoas infectadas pela enfermidade, 303 casos em monitoramento domiciliar, uma hospitalização em enfermaria, e duas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Há ainda um morador de Itabira assistido em uma instituição hospitalar de outro município.

O dado positivo se refere aos recuperados: dos 31.296 que tiveram diagnóstico positivo para a doença, aproximadamente 98% se recuperaram, porém, pode ter ocorrido contaminação mais de uma vez, diminuindo a assertividade. Considerando números absolutos, do levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020 com população em Itabira de 120.904 habitantes, cerca de 25% (31.296) já contraiu o vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *