Três projetos de inclusão, idealizados por empreendedores mineiros, foram destaque do Programa de Aceleração Criativa do Sebrae Minas (SACRI). As iniciativas estão entre as 20 ideias de negócios selecionadas na primeira edição do programa, criado pelo Sebrae Minas, com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Cultural para apoiar o crescimento e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos da economia criativa e estimular a geração de novos negócios para o setor.
O SACRI foi desenvolvido com uma metodologia ágil, focada no crescimento sustentável e viável dos negócios, além de estratégias direcionadas ao desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos e serviços culturais. De fevereiro a maio deste ano, os empreendedores selecionados na primeira edição do programa participaram de mentorias, palestras e consultorias individuais on-line sobre: mercado criativo, modelagem e validação de negócios, gestão de projetos, organização financeira, marketing digital, captação de recursos e fontes de financiamento, business innovation e apresentação comercial (pitch).
“É de extrema importância enxergarmos a cultura como um dos segmentos da economia que gera negócios e desenvolve o território, e o SACRI cumpriu bem esse papel”, destaca a analista do Sebrae Minas Raquel Vilarino. Após serem capacitados, três projetos foram destaques e receberam os prêmios: R$ 7,5 mil (1º lugar), R$ 6,5 mil (2º lugar), e R$ 5,5 mil (3º lugar). O primeiro lugar ficou com o ilustrador, escritor e artista visual, Bruno Grossi, que depois de ser diagnosticado, já adulto, com autismo resolveu escrever um livro sobre a história da “Peixinha DoroTEA” – relacionada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliando as discussões sobre assuntos ligados a inclusão.
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