HMCC lança projeto “Boa Visão” para doação de armações de óculos

O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) realiza em torno de 1400 consultas oftalmológicas por mês e, aproximadamente, 40% destes pacientes precisam usar óculos, mas cerca de 15% não usam por falta de condições financeiras. Pensando nisso, o HMCC, que atende 100% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), lançou o projeto “Boa Visão,” campanha de doação de armações para lentes oculares. Desenvolvido pela assistência social da instituição, a ação objetiva receber armações e oferecê-las aos pacientes que passarem pela consulta médica no ambulatório oftalmologico, e tiverem indicação para uso dos óculos, com receita médica. A campanha pretende envolver toda a comunidade da região para doarem armações, que não usam mais, e que seriam descartadas ou esquecidas.

Cintya Nascimento

“O objetivo do projeto é proporcionar aos nossos pacientes acesso mais eficaz e integral no que se refere à saúde ocular. Sabemos que muitos deles realizam a consulta, mas por não conseguem devido ao custo, comprar os óculos, ou seja, não conseguem sanar o problema. O que queremos é ofertar um atendimento humanizado, reduzindo os custos, oferecendo a armação. Não será preciso comprovar renda, já que o SUS se baseia no princípio da equidade. Todos os pacientes que passarem pelo ambulatório de oftalmologia do HMCC e tiverem a receita terão direito”, pontua a Assistente Social do Hospital Municipal Carlos Chagas, Cintya Valéria Nascimento.

São cinco pontos de arrecadação: Aposvale (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia) na avenida Duque de Caxias, 44, Esplanada da Estação; óticas Itaótica na avenida João Pinheiro, 420; Avenida João Pinheiro, 530 B; Avenida João Pinheiro, 665, loja 5 ; clínica Unione na rua Dr. Guerra, 90, Centro; Usisaúde na rua Irmãos D´Caux, 300,e recepção do HMCC na rua Chácara Fernando Jardim, 555, Campestre. A profissional ressalta, ainda, que o projeto também possui um cunho sustentável. “Nem sempre as pessoas sabem o que fazer com uma armação antiga e essa é uma boa oportunidade de fazer o bem ao próximo”, pontua. Todas as armações coletadas serão higienizadas pela equipe do hospital antes de serem disponibilizadas para a doação aos pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *