Sucesso de público na Feira de Economia Solidária e Meio Ambiente no bairro Pedreira

A 2ª edição da Feira de Economia Solidária e Meio Ambiente, ocorreu neste sábado (11), na praça da igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Pedreira, com sucesso de público. Com barraquinhas de comidas e artesanato, atrações artísticas e espaço kids, trouxe diversão aos moradores e visitantes. O evento foi promovido pela Associação Comunitária do bairro, com apoio da Prefeitura de Itabira e parceria com: Rede Camaco Engenharia Popular, e Brigadas Populares. O objetivo é construir um espaço alternativo com a comercialização de produtos feitos pelos moradores fortalecendo assim, a economia popular.

A atividade proporcionou lazer, diversão e opções de economia criativa, como a gastronomia. O prefeito Marco Antônio Lage prestigiou o evento, acompanhado do secretário de Administração, Gabriel Quintão. “É uma alegria ver os moradores ocupando esta praça aqui no bairro Pedreira com a realização desta feira. O movimento cria alternativas para trazer cultura, associativismo e renda para os moradores. É fundamental que a comunidade se empodere e cresça junto à administração pública. A nossa intenção é sempre apoiar e incentivar eventos como esses”, disse.

“Este é o momento em que produtores de diversos segmentos do ramo alimentício, artesanato, ocupam este espaço. Aqui na nossa comunidade é bem enraizada essa questão da solidariedade, os moradores têm um espírito de cooperação e sociativismo, um sempre ajuda o outro. E a feira ainda tem a questão da renda alternativa, fomentar o comércio na nossa comunidade. Também realizamos oficinas para passar aos alunos a importância de preservar o meio ambiente e hoje encerramos distribuindo mudas de plantas nativas para marcar o evento”, afirmou Hudson Júnio, presidente da Associação Comunitária.

O trabalho da coordenação teve início dois meses antes com a realização de oficinas, workshops e palestras para capacitar os moradores a desenvolver produtos que seriam comercializados na feira. “ Este ano trouxemos o meio ambiente como tema para todas as ações que foram desenvolvidas antes da feira, estamos há mais de dois meses trabalhando em uma união entre escola e comunidade para gente reunir todos essses expositores e capacitar os moradores. Um trabalho que está culminando na realização da feira” explica Rafael Sá, morador do bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *