Melhoria e modernização da iluminação pública, substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes e a instalação de fontes de geração de energia incentivadas. Esses são os objetos dos projetos de eficiência energética, aprovados na chamada pública realizada pela Cemig no final de 2021, que tiveram autorização para início de suas execuções. Para marcar o começo da implantação desses projetos, foi realizada, nessa quinta-feira (9), uma solenidade no salão nobre da sede da Cemig com representantes da companhia e das instituições contempladas. Ao todo, serão mais de R$13,6 milhões investidos pela empresa em 16 projetos contemplados com iluminação interna e iluminação pública, troca de motores, sistema fotovoltaico e condicionamento ambiental.
A chamada pública teve como objetivo a participação de clientes livres e cativos, conectados ao sistema de distribuição da Companhia e cujas propostas de projeto se enquadraram em uma das seguintes tipologias: industrial, residencial (itinerante), comércio e serviços, poder público, serviço público, rural e iluminação pública. O superintendente de Proteção da Receita da Cemig, Luciano Cavalcante, e o gerente de Eficiência Energética, Ronaldo Lucas, participaram da agenda, além de funcionários de diferentes áreas da empresa. O superintendente da Cemig destacou a importância das iniciativas desenvolvidas dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE).
O superintendente da Cemig destacou a importância das iniciativas desenvolvidas dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE). “O PEE tem como objetivo principal reduzir o desperdício de energia. “O PEE tem como objetivo principal reduzir o desperdício de energia. Entre as várias ações da eficiência energética, a forma mais democrática de disponibilização dos recursos para a implantação de iniciativas com esse foco é a chamada pública, uma vez que toda a sociedade tem oportunidade de acesso. “Nós queremos que vocês retornem cada vez mais. Ano a ano, que vocês estejam aqui. Submetam mais projetos. E que também tragam outras entidades e instituições que possam se beneficiar com essa iniciativa,” disse Luciano Cavalcante.
Ele ainda parabenizou os projetos aprovados e reforçou a necessidade de as instituições estarem sempre participando das chamadas públicas, inscrevendo suas propostas. Entre os contemplados estão a Copasa, o Saae de Boa Esperança, os Correios, o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, a Santa Casa de São João Del Rei e a Sociedade Educacional Uberabense, além de diversas prefeituras como Almenara, Candeias, e Divinópolis, entre outras. Um destaque nesta edição é que, pela primeira vez, a Cemig vai aportar recursos em um projeto aprovado no chamamento público, que atenderá a sua maior classe consumidor, a residencial. A Chamada Pública do PEE é uma iniciativa da Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorre anualmente, desde 2015.
Deixe um comentário