A Campanha de Vacinação contra o vírus influenza e o sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS), agora os públicos prioritários das imunizações têm até o dia 24 deste mês, para concluir a cobertura. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a prorrogação busca ampliar a administração das doses que protegem contras essas duas enfermidades.
A vacinação contra a gripe é ferramenta para casos mais graves da doença, principalmente nessa época do ano, com clima mais frio. Caso haja estoque restante do imunizante contra a gripe após o dia 25 de junho, será ampliada a oferta para toda a população, a partir dos seis meses de vida. Já a imunização contra o sarampo, faz parte do Calendário Nacional, e o imunizante está disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nesse momento, o público-alvo é: idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; forças de segurança e de salvamento; caminhoneiros; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano, e de longo curso; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e jovens sob medidas socioeducativas.
Para a campanha contra o sarampo, o público-alvo é formado por trabalhadores da saúde e crianças de seis meses à menores de cinco anos de idade, ou seja, quatro anos, 11 meses e 29 dias. Para se vacinar, o usuário deve procurar a UBS do Programa Saúde da Família (PSF) mais próxima de sua residência, e apresentar documento de identificação oficial com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e a caderneta de vacinação.
Deixe um comentário