A Prefeitura de Itabira finalizou mais um mutirão de castração animal no último dia três de junho. Durante sete dias foram esterilizados e chipados 198 cães, e o mesmo numero de gatos, totalizando 396 cirurgias no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Desde o início da atual gestão, os procedimentos realizados no município chegam a 887 cirurgias, considerado dado positivo no balanço final. O mutirão de castração é uma medida para garantir melhores condições para animais domésticos e ainda controlar a população de cães e gatos em situação de rua.
Além da cirurgia de castração e microchipagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adota medidas de conscientização da população para a adoção e guarda responsável de animais. Os animais que passaram pelo procedimento foram selecionados pela equipe de Zoonoses e a cirurgia realizada pela ONG Pet Sem Fronteiras, que atende as intercorrências e oferece orientações no pós-operatório. O mutirão conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade, o número de atendimentos do último mutirão, embora satisfatório, poderia ter sido até maior. Ela alerta para que os animais selecionados sejam efetivamente levados pelos tutores. “Tivemos tutores que foram selecionados e não compareceram e alguns animais que não passaram na anamnese, o que reduziu o número de atendimentos. Poderíamos realizar até 420 cirurgias. É importante que o tutor cadastrado e selecionado não falte ao procedimento, pois prejudica os demais, já que o animal tem que comparecer ao local em jejum alimentar e hídrico”, enfatiza a profissional.
A SMS iniciou os mutirões de castração em agosto de 2021, onde foram realizados 273 procedimentos cirúrgicos. Em mais uma etapa realizada, em fevereiro de 2022, mais 218 cães e gatos foram atendidos. E, neste último movimento, realizado entre os dias 24 de maio e 3 de junho, mais 396 animais passaram pela castração e microchipagem. Já em abril, a Saúde ainda realizou um evento em parceria com entidades do município voltado para divulgação da saúde e bem-estar dos animais domésticos. O “Dia de cão” contou com diversas atividades, incluindo feirinha de adoção, com orientações e sugestões para os tutores interessados em levar um pet para casa.
Deixe um comentário