Itabira: construção civil e metalurgia devem gerar centenas de empregos

Marco Antônio Lage

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, assina nesta terça-feira (31), contratos de cessão de uso de terrenos para expansão produtiva de seis empresas na cidade. Juntos, os empreendimentos vão gerar 537 empregos diretos e indiretos, com investimento de quase R$ 700 mil nos próximos 18 meses. “Mesmo durante a paralisação inevitável pela pandemia, trabalhamos pesado para entregar terrenos a essas empresas ampliarem sua produtividade em Itabira, gerando mais oportunidades e renda”, afirma Marco Lage. As empresas assinarão o contrato com o município após serem selecionadas em edital de “Chamamento Público”.

Dos seis empreendimentos, cinco são da construção civil e outro do setor metalúrgico. O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) Carlos Eugênio Dutra, lembra que o objetivo é estimular ainda mais a economia local a partir da expansão das empresas. “Vamos imaginar como exemplo só uma das empresas da construção civil fazendo obras na cidade: depósitos de material de construção vendem mais, serviços de logística são necessários; pedreiros, serventes, mestres de obras e outros profissionais ganham oportunidades. É a roda da economia girando em Itabira”, comenta o gestor da SMDECTIT.

Carlos Eugênio Dutra

“As interessadas precisaram preencher requisitos que agora são transformados em compromissos assinados com a Prefeitura. O principal deles é o de iniciar as atividades em até 18 meses da assinatura desse contrato”, explica o Superintendente de Desenvolvimento Industrial da secretaria, Vinícius Rocha. Ele acrescenta que os terrenos cedidos estão totalmente regularizados e em regiões onde a legislação da cidade permite a atividade empresarial proposta. Cada um dos investidores também paga mensalmente ao município pelo uso dos terrenos e, como contrapartida, garante opção de compra dos imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *