Proposta sugerida pelo VEC é aceita como fórmula de disputa do Campeonato Mineiro 2ª Divisão

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) reunião pela plataforma Zoom, para deliberar sobre detalhes do Campeonato Mineiro – 2ª Divisão, que se refere ao terceiro módulo do Estadual de futebol profissional. O Valeriodoce Esporte Clube (VEC) participou com o presidente João Mário de Brito, assistido por Geraldo de Carvalho Lage “Geraldinho” (vice-presidente de futebol) e José Eustáquio Almeida (supervisor/gerente de futebol). Partiu da agremiação itabirana, a sugestão da fórmula de disputa, acatada pelos demais clubes participantes da reunião, e recebida pela entidade organizadora do evento esportivo, a Federação Mineira de Futebol (FMF).

A competição começa em seis de agosto, e tem previsão de conclusão dia 12 de novembro, de acordo com calendário de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em ano de Copa do Mundo. Guarani, Uberabinha, e Minas Boca de Sete Lagoas, haviam desistido antes da reunião do Conselho Técnico. Já Araguari e XV de Novembro de Uberlândia, optaram por se ausentar da disputa, no início do encontro virtual. Conforme a FMF, o pedido de desistência posterior ao Conselho Técnico é considerado abandono de competição, cabendo punições. Foram cinco desistências e 24 equipes habilitadas, para o torneio regionalizado.

A fórmula de disputa prevê a divisão dos times participantes em três chaves, oito equipes em cada, que se enfrentam em sete rodadas, de turno único. Na segunda etapa, os quatro melhores classificados migram automaticamente, e aguardam os demais quatro, que serão conhecidos através de mata-mata, para compor a fase semifinal. A partir daí, novamente em jogos de ida e volta eliminatórios, para se chegar aos dois finalistas, e automaticamente promovidos ao Módulo II de 2023. “Prevaleceu à sugestão do VEC. Ficamos em uma chave bem pesada. Vamos trabalhar, e agora é ainda mais importante, que a comunidade itabirana adote o Valério nesse campeonato,” disse João Mário de Brito.

Grupo Um: VEC, Montes Claros, América (Teófilo Ottoni), Novo Esporte (Ipatinga), Ideal (Ipatinga), Contagem, Boston (Manhuaçu), e Juventus (Minas Novas). Grupo Dois: Poços de Caldas, Santarritense (Santa Rita do Sapucaí), Atlético Tricordiano, Passos, Villa Real (Juiz de Fora), Bétis (Ouro Branco), Itabirito, e Figueirense (São João del Rey). Grupo Três: Mamoré, Araxá, Paracatu, Inter (São Gotardo), Inter de Minas (Itaúna), Serranense (Nova Serrana), Coimbra B, e Nacional (Uberaba). A FMF prometeu rateio no pagamento das arbitragens, necessário principalmente, em cidades mais afastadas da capital.

“Vamos finalizar ainda nessa semana a planilha de custos da competição. Já sabemos a distância que vamos percorrer, em cada fase, e de posse do custo vamos recorrer a toda Itabira, seja classe empresarial, mineradora Vale, também ao município, e os valerianos da cidade, que serão chamados para ingressar no programa Sócio Torcedor. É muito importante ficar claro que o VEC está inscrito, participou do arbitral, deu sugestões, inclusive prevaleceu à sua proposta, e agora é Itabira querer que a equipe participe e possa ganhar um ano na vida, já subindo em 2023. Então, 2022 será o nosso ano,” concluiu o presidente do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *