Estação Ambiental de Peti será reaberta após cessão da Cemig

Moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo, e Região, pricnipalmente  estudantes e pesquisadores, poderão voltar a frequentar a Estação Ambiental de Peti. A Cemig e a prefeitura do município assinaram termo de cessão que transfere a unidade para o Poder Público da cidade. Desta forma, após quase dez anos de hiato, visitantes poderão retomar as visitas à dependências.

Em função de Lei Federal, encerrando a concessão da Central Hidrelétrica Peti em 2013, a Estação Ambiental não recebia mais visitas e pesquisadores. A Cemig recuperou a concessão do local em 2016, mas teve que encerrar algumas atividades socioambientais em razão do novo contrato. Desta forma, a companhia precisou focar apenas na manutenção e conservação da Estação.

De acordo com o gerente de Gestão Ambiental da Cemig, Rafael Fiorine, além de ser conhecida pelos estudos sobre ecologia terrestre e aquática e dos trabalhos de monitoramento da fauna e da flora, a estação ambiental de Peti tornou-se referência na década de 1990, com o Programa de Educação Ambiental, recebendo em torno de 20 mil estudantes por ano.

Com o avanço destas tratativas, em setembro do ano passado, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos teve a iniciativa de enviar à Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo projeto de lei que resultou na criação do Parque Natural Municipal do Peti. A Lei Municipal de outubro de 2021, também autorizou a cidade a firmar instrumento de Cessão de Uso da área com a Cemig.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *