Itabira participa da Semana Nacional de Museus, entre 16 e 20 de maio

O Museu do Tropeiro, localizado no distrito de Ipoema, participa da 20ª Semana Nacional de Museus. O evento acontece em todo território nacional, de 16 a 22 de maio, com programação envolvendo exposições, seminários, e palestras, entre outras atividades. Em Itabira, as ações vão até dia 20, com exibição de filme, visita mediada e encontro de gastronomia e de arte. A ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é realizada anualmente com o propósito de mobilizar atividades em museus do país, a partir de um esforço coletivo e de convergência com programações temáticas. As articulações são do setor museal brasileiro.

Acervo do Museu do Tropeiro

O tema abordado pelo Conselho Internacional de Museus é “O Poder dos Museus”, toda a programação segue o tema escolhido. A participação do Museu do Tropeiro na 20ª Semana Nacional é fundamental para fomentar e divulgar a diversidade cultural do distrito, além de aproximar a comunidade local com as ações desenvolvidas. As atividades serão gratuitas em formato híbrido, presenciais e on-line. O evento é uma das ações da Política Nacional de Museus e um instrumento de ampliação do acesso à cultura e de reconhecimento das instituições museais.

Equipamento tropeiro para transporte de mercadorias

A iniciativa é uma oportunidade para que as instituições possam partilhar, em âmbito nacional e de forma articulada, as suas ações formativas, educativas, e experimentações. Com uma programação diversificada, o Museu do Tropeiro pretende contribuir para o fortalecimento do diálogo com seus diferentes públicos, além de homenagear o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. A diretora do Museu do Tropeiro, Tayane D’Ávila Campos, relata que por meio dos museus, que são como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida, é possível construir o presente e ressignificar o futuro e ainda reforça a importância da interação com a comunidade local.

Programação

Tayane D’Ávila Campos

No dia 16 de maio de 19h às 20h abertura com live no Museu do Tropeiro, uma conversa sobre a importância dos dispositivos. Na terça-feira (17), de 9h às 10h contação de histórias através do projeto: “Nas Trilhas do Tropeirismo”. Na quinta-feira (19) de 19h às 20h palestra sobre museologia histórica, com o tema “a proteção da identidade de um povo”. Dia 20 de maio entre 19h e 21h exibição do filme “Uma Noite no Museu”. Também na sexta-feira (20) o 1º Encontro de Gastronomia Arte na praça Augusto Guerra; e visita guiada “Noite Museal” entre 18h e 22h. “A participação no evento é uma maneira de valorizar a instituição, intensificar a relação com a sociedade, o que dialoga com a função social do museu,” disse Tayane Campos, diretora do Museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *