O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) completa, nesta sexta-feira (15), 163 anos de fundação. Para celebrar a data, no dia 27 de abril, às 10h, o setor de hemodiálise será reinaugurado após reforma e expansão dos atendimentos, com seis novas máquinas como reforço no serviço. Com o aumento da capacidade, o HNSD passa a atender 246 pacientes por semana, 36 a mais do que atualmente. Cada paciente precisa de três sessões semanais, ou seja, serão 738 atendimentos a cada seis dias.
Os investimentos ao longo do tempo fizeram o hospital se tornar uma referência macrorregional, atendendo a maioria dos municípios vizinhos. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2021 foram realizadas 31.333 sessões de hemodiálise, com uma média mensal de 220 pacientes atendidos. Atualmente o setor conta com 53 colaboradores, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, psicólogo, assistente social, e nutricionista, entre outros.
Inaugurado em janeiro de 1989, o tratamento de hemodiálise no HNSD iniciou com apenas cinco máquinas, e 11 pacientes. Em 1999 houve a mudança para o prédio atual, após doação da Vale de 21 máquinas. Com a nova reforma e aumento dos equipamentos, o HNSD passa a contar com 41 máquinas por turno. Segundo o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, a reinauguração da hemodiálise e o aumento no número de atendimentos é um presente para a instituição nestes 163 anos de existência.
“Estamos muito felizes em poder comemorar os 163 anos do Hospital Nossa Senhora das Dores promovendo a expansão de um serviço que é tão importante para a nossa região. Sabemos que temos muito o que fazer ao longo dos próximos anos, mas, aos poucos, estamos concretizando os nossos planejamentos. A reforma e reinauguração da hemodiálise é um bom presente para o hospital, mas sabemos que quem realmente está sendo beneficiado com tudo isso são os nossos pacientes”, disse o provedor.
Deixe um comentário