Docente da Una Itabira explica que planejamento urbano é essencial

O Brasil possui 5.570 municípios, e para que aconteça um bom ordenamento dessas cidades, para que funcionem organizadas, é preciso que haja um planejamento urbano. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo IBGE, em 2015, aproximadamente 85% da população brasileira vivia em áreas urbanas, contra pouco mais de 30% na década de 1940. As pessoas estão vivendo mais nas áreas urbanas do que nas rurais, por isso é fundamental utilizar ferramentas e diretrizes para o crescimento ordenado dos municípios.

“O desenvolvimento urbano visa as melhorias das áreas urbanas existentes, as que serão criadas e as áreas que serão reestruturadas. Por isso, esse tema precisa de muita atenção porque ele envolve tudo o que é relacionado ao espaço urbano e todas as relações que neles se desenvolverão. Essas equipes precisam ser multidisciplinares com profissionais de arquitetura, urbanismo, geografia, além, é claro, do apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade”, explica a arquiteta e urbanista Fernanda Mingote Colares Luz, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Una Itabira.

Para a professora Fernanda, uma questão a ser observada é a organização das equipes responsáveis pelo desenvolvimento do planejamento urbano, e ainda de acordo com a docente, para que a estruturação urbanística seja satisfatória é preciso levar em consideração todos os aspectos ambientais. “Todo planejamento deveria começar a partir das bacias hidrográficas das cidades, dos aspectos urbanísticos, da infraestrutura, do saneamento, da legislação, que é importantíssimo, e do sistema viário. Todos esses itens precisam ser trabalhados em conjunto”, salienta.

One Comment

  1. Francisco+Carlos+Silva Reply

    Cimo fazer o planejamento urbano em Itabira, quando o próprio Sec. de Meio Ambiente e presidente do Codema, admite, que um terço da cidade está na zona de autossalvamento (ZAS) de barragens da mineradora Vale?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *