Lançamento oficial do filme: “Pafuncho: um caipira na terra de Drummond”

Coletiva de lançamento do filme. Foto: Átila Lemos

“Pafuncho: um caipira na terra de Drummond” estreou no Espaço Cinemax, sala de cinema de Itabira, nesta quinta-feira (7). Esta realização iniciou-se em 2017, com a orientação para a carreira que o ator principal, Raimundo Gonçalves da Silva, “Caipira da Pedreira” foi buscar no então recém criado setor da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o Centro de Referência e Informação ao Artista (Criar).

A Superintendente da FCCDA na época, Martha Mousinho Gomes Barbosa, buscando atender as demandas dos artistas do município, constantes no Plano Decenal de Cultura, materializou o setor. A partir de então, Caipira da Pedreira, consciente dos passos que precisaria percorrer para submeter o projeto do filme, um sonho antigo, procurou profissionais para executarem as ações necessárias para elaboração do projeto.

Foto: Marcelo Soares Moreira

A proposta pretendia obter recursos financeiros para produzir a película por intermédio do edital de 2017 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tendo na publicação oficial do Governo do Estado de Minas Gerais a comprovação de que o projeto estava aprovado, foi aberto o prazo para a captação dos recursos junto a empresas que cumpriam os requisitos legais para financiarem esta iniciativa.

Caipira da Pedreira convidou a administradora e gestora cultural, Ana Paula Ribeiro Frias e a empresária e produtora Maria de Lourdes Moreira “Tia Lu” para colaborarem na execução do projeto. Elas persistiram na busca da empresa incentivadora, até que a Fermag (Ferritas Magnéticas), através do diretor-geral, Arnaldo Ribeiro, reconheceu valor na realização cultural e, aceitou a proposta de dedução de tributos.

As próximas etapas exigiram disposição e persistência da equipe. “Atores, figurantes, convidados, e demais prestadores de serviços, os quais serão sempre lembrados com carinho e eternizados em cada cena deste primeiro e que não há de ser o último filme, filho legítimo de nossa querida Itabira,” disse Ana Paula. O filme de censura livre está em cartaz dias oito, nove, dez, 12 e 13 de abril, 19h30. Ingressos à venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *