A Câmara Municipal de Itabira realizou dia 22 de março, a 8ª reunião ordinária do ano. Em pauta constavam oito Projetos de Lei (PL) para serem votados em primeiro, e segundo turno. No entanto, cinco receberam pedidos de vista. Estes voltam para a pauta da reunião na próxima sessão ordinária. Em primeiro turno foi aprovado o projeto de lei que autoriza a doação de veículos para a Polícia Civil. A matéria é de autoria do prefeito Marco Antônio Lage. O PL foi aprovado com apenas um voto contrário, o do vereador Júlio César de Araújo “Contador”.
O texto havia sido retirado para vistas na reunião anterior, e alvo de debates acalorados em parlamentares de situação, e de oposição. Alguns mudaram de opinião após reunião com o delegado regional Helton Cota Lopes, e decidiram aprovar a matéria. “O suporte da municipalidade é importante para que a Polícia Civil possa realizar efetivamente os trabalhos de investigação e redução dos índices de criminalidade, através de articulação de seu efetivo e de frota adequada”, diz a justificativa do PL.
“Eu não posso ser contraditório a uma participação que tive como delegado em uma conferência de saúde mental em que pessoas fizeram apelo por melhor estrutura e condição de transporte. E nós vimos que o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e a saúde mental estão com déficit na disponibilidade de veículos. Então me manifesto contrário a esse projeto de lei porque temos que organizar a casa antes de fazer qualquer tipo de doação”, justificou Júlio “Contador”.
Em segundo turno foram aprovados dois projetos. O primeiro incentiva doação de cabelos para mulheres com câncer e alopecia. Já o segundo transfere a sede do governo municipal para o distrito de Ipoema no dia 29 de março, em comemoração ao Dia do Tropeiro. A reunião foi usada para a entrega de comendas, homenageado personagens de destaque na sociedade itabirana. Um deles, o magistrado Darlan Soares Souza.

Bernardo Rosa e Elvécio Domingos
O vereador Bernardo Rosa homenageou com Moção de Aplausos o juiz Darlan Souza. A homenagem foi recebida pelo seu pai, Elvécio Domingos. Graduou-se em Direito no ano de 2008. É Especialista em Direito Processual Civil, Direito Público e Direito Constitucional, cursando atualmente formação pedagógica em Filosofia. Foi aprovado no ano de 2021 para o cargo de juiz de direito no Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.
Deixe um comentário