Chuvas intensas forçam plano alternativo para buscar estudantes na zona rural

Veículo 4×4 em Ipoema

A primeira semana de aula na rede municipal de ensino foi marcada pelas fortes chuvas. Diante do quadro, levar as crianças de áreas rurais até as escolas onde estudam, neste período, se tornou um desafio, diante da instabilidade do clima. Com estradas danificadas pelas tempestades deste início de ano, uma força tarefa foi montada para o transporte escolar. Veículos com tração nas quatro rodas estão sendo utilizados nos deslocamentos de ida e volta.

Morro Santo Antônio

A zona rural de Itabira é extensa, ocupa a maior parte do território do município, com cerca de 2.400 quilômetros de estradas de terra. Muitos trechos foram reparados desde os temporais do fim do ano passado, como em Macuco, Pedros, Santa Cruz, Córrego do Meio, Tambor, Cachoeira Alta, mas as fortes chuvas deste início de 2022 afetaram boa parte da malha rural novamente. Em várias localidades o trânsito ficou restrito a veículos com tração 4×4, o que não foi um impeditivo para que as crianças fossem para as escolas.

“Neste primeiro ano de governo já era previsto que seria impossível reformar todas essas estradas que recebemos muito sucateadas. Por isso foi planejado um esquema especial de veículos 4×4 para trazer as crianças de suas residências rurais para os núcleos urbanos da zona rural, para que elas frequentem as escolas. Diante das estradas ruins, nos empenhamos para garantir o direito das crianças da zona rural”, explica o prefeito Marco Antônio Lage.

Para a gestora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Luziene Lage, mesmo com as escolas preparadas para receber os alunos, as chuvas fortes que caíram recentemente foram um agravante neste início de ano letivo. “Com o apoio da equipe do governo disponibilizamos seis caminhonetes traçadas, oito carros pequenos e três ônibus para as diferentes localidades, sobretudo aquelas mais distantes das escolas na zona rural”, relata ao comentar o plano alternativo de transporte escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *