No final da manhã desta quarta-feira (9) a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, entregou ao meio artístico uma ferramenta que vai ser usada na produção audiovisual, sobretudo para aqueles que precisam desse material nos portfólios, que são usados nas propostas para concorrer a editais de eventos culturais. Já nesta sexta-feira (11) haverá o chamamento público para contratar a empresa que vai nortear a produção, neste laboratório de mídia para produção de conteúdo. O espaço será usado para captar registros da história da cidade, nos campos: político e social, além do cultural.
Para contar com o espaço, além do investimento em recursos próprios, a FCCDA usou equipamentos que estavam guardados, depois de usados na desativada TV Cultura de Itabira, limpos e recuperados em serviço operacionalizado pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). Outra contribuição foi da Câmara Municipal, que cedeu dois climatizadores de ar, necessários para adequar o ambiente do novo estúdio. O espaço servirá para criar podcasts, clipes, entrevistas, eventos remotos, entre outros conteúdos, inclusive de divulgação dos eventos públicos.
“O audiovisual, além de ser o registro digital do produto, é também uma carta de apresentação, para disputas entre artistas. Vamos conseguir promover esses artistas, para que tenha esse material para mostrar a casas de shows e de cultura, além dos produtores de eventos. Haverá impacto positivo com a estrutura do laboratório para registrar a Itabira cultural, e publicar em nossas redes sociais. De uma forma simples, os artistas vão apresentar suas ideias e vamos através de uma comissão técnica analisar a viabilidade”, disse Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA.
Um ensaio simples custa em Itabira, de R$120,00 a R$150,00 por hora. Além de engrandecer o currículo dos artistas, haverá com a nova ferramenta, incentivo a participação dos editais e licitações em cidades da região, com a proposta de parceria com a Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi). No evento, o presidente da Câmara, Weverton Andrade “Vetão” afirmou que pediu a Prefeitura de Itabira que um percentual da devolução de valores do Legislativo para o Executivo, seja direcionado a atividades ligadas ao segmento cultural da cidade.
Deixe um comentário