Novos diretores de escolas municipais tomam posse

Na quarta-feira (27), o prefeito Marco Antônio Lage e o vice-prefeito Marco Antônio Gomes deram posse aos novos diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino, eleitos pela comunidade escolar em dezembro passado. A cerimônia aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Durante o ato, o Chefe do Executivo elencou os desafios da Educação e os investimentos feitos na área.

Marco Antônio Lage

“Precisamos perseguir fortemente uma educação de qualidade, diferenciada, em nosso município. É muita responsabilidade assumir uma administração escolar neste período tão difícil. Vamos buscar a recuperação para que essa geração não seja tão comprometida com esses anos de ausência de uma educação presencial de qualidade. Conto com vocês e vocês podem contar comigo. Vamos juntos nessa jornada para fazer uma escola pública diferenciada em Itabira”, disse o prefeito Marco Lage.

Luziene Lage

“Temos investido em uma estrutura pedagógica nova com a implantação do Núcleo de Informática, capacitação de gestores e demais profissionais de ensino. Tem ainda projetos de melhoria de estrutura física em quase 30 instituições, buscando melhores condições de trabalho para todos os servidores. O plano de cargos e salários vai valorizar também o servidor da educação”, completou o gestor municipal ao pontuar investimentos para a Educação neste período. A responsável pela Secretaria Municipal de Educação (SME), Luziene Lage, citou que os diretores das escolas da rede municipal, eleitos de forma democrática.

“Assumir uma gestão no momento atual em que se encontra a Educação é ainda mais desafiador. Acredito que o nosso maior compromisso é não deixar nenhum estudante pra trás, nenhum profissional e nenhuma família. É preciso cuidar de todos que estão no entorno da escola. Para isso, a secretaria propõe um trabalho conjunto com foco na gestão e aprendizagem. Gestores e professores bem preparados e motivados significa aulas bem ministradas e alunos com melhores desempenho e resultados. Tivermos no mês de janeiro um trabalho intenso com todos os profissionais, já pensando na gestão escolar parceira” disse a titular da SME.

Elizabeth Souza Almeida

A diretora da Escola Municipal Alice Martins Fontes, da comunidade do Sapé, Elizabeth Souza Almeida, representou os colegas e fez o pronunciamento em nome dos demais. “Fizemos uma escolha e essa escolha nos dá a oportunidade de realizarmos ações educativas transformadoras em nossa escola e comunidade. Escolhemos serem gestores escolares ao participar do processo democrático da eleição de diretores e recebemos um voto de confiança da comunidade escolar. Por isso, o nosso compromisso é social”, declarou a diretora emocionada.

Os dirigentes escolares foram escolhidos por eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Participaram do processo pais ou responsáveis legais, alunos maiores de 16 anos e servidores das instituições de ensino. O voto dos eleitores tiveram peso um (segmento pais e alunos) e peso dois (segmento servidores da escola). O cargo em comissão de diretor de escola, com carga horária de 40 horas semanais, é exercido em regime de dedicação exclusiva por servidor efetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *