Rede municipal de ensino terá Núcleo Tecnológico de Educação

Núcleo Tecnológico de Educação Municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME) prepara o lançamento de ferramenta para atender professores e estudantes da rede pública de ensino. O Núcleo Tecnológico de Educação Municipal (NTEM) vai auxiliar profissionais nos processos de ensino, além de proporcionar um ambiente de capacitação e inclusão. O projeto será operado pelos próprios professores de informática da rede municipal. Eles darão suporte e auxílio técnico aos demais profissionais, que terão um espaço para planejamento, capacitação e avaliações. O núcleo também será um ponto de apoio para o processo de informatização das escolas da rede pública e, em um segundo momento, também poderá atender aos alunos.

Luziene Lage

“É um grande avanço para a educação municipal, porque a SME adquire um espaço próprio, tecnológico, ligado ao Departamento Pedagógico. Hoje, a Secretaria conta com espaços dos laboratórios de Informática da Funcesi ou do Uaitec, que são grandes parceiros. É um ganho de autonomia e envolvimento para todos os profissionais, que vão saber a quem recorrer. E, logicamente, isso influencia a população inteira, com uma educação mais moderna”, avalia a secretária municipal de Educação, Luziene Lage. Os equipamentos para o NTEM já foram adquiridos no ano passado e a SME aguarda a entrega dos computadores pela empresa vencedora da licitação. Também já está em negociação o imóvel para o funcionamento do núcleo, no bairro Pará.

O local foi escolhido pela estrutura e por ser de fácil acesso, em um bairro central do município. Ainda de acordo com a secretária Luziene Lage, o NTEM insere a inovação na rede municipal. Todo o projeto está em consonância com o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), do Ministério da Educação. A titular da pasta de Educação destaca que o novo equipamento público vai buscar respostas para os desafios presentes na dinâmica dos processos escolares, sobretudo neste momento de pandemia. A aquisição do imóvel onde funcionará o Núcleo Tecnológico de Educação Municipal está em processo de desapropriação.

Students studying in classroom

O imóvel passou por avaliação que estipulou preço de R$ 865,4 mil. O processo segue para a esfera judicial, para que um oficial faça nova avaliação para a consumação da desapropriação. “Vai propiciar aos alunos uma nova forma de aprender, integrando as diferentes mídias no espaço escolar. Hoje a rede municipal realiza esse trabalho, mas o mesmo precisa acontecer de forma integrada e melhor estruturada”, observa Luziene. Para o prefeito Marco Antônio Lage, o NTEM é um avanço dentro do projeto de modernização da Educação em Itabira. Ele destaca que a atual gestão tem o compromisso de elevar a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e que a informatização da rede pública é parte importante neste processo.

Marco Lage

“A Educação de Itabira tem que avançar em tecnologia e informatização. Em um mundo tão instantâneo como é o de hoje, não há outro caminho. Com um núcleo próprio do município os nossos profissionais estarão mais bem amparados e o ensino tende a melhorar. Professor preparado significa alunos com melhores resultados. Um ciclo que será reforçado com esta iniciativa importante da Secretaria Municipal de Educação,” avalia o prefeito. A SME também está em processo de desapropriação de imóveis nos bairros: Major Lage, para anexo da Escola Municipal Américo Gianneti; no Centro, para o Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae); e na rua Dona Eleonora, para o Cres@arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *