O vereador Júber Madeira indica na última reunião legislativa do ano, projetando estar disponível no ano letivo de 2022, a volta da distribuição gratuita de uniformes escolares, para todos os estudantes da rede pública municipal. Apesar de fazer o pedido em forma de indicação, o governista disse que já negociou a proposta com a equipe do prefeito Marco Antônio Lage, que já estaria trabalhando para viabilizar o projeto.
A indicação não poderia ser apresentada como Projeto de Lei (PL), porque vereadores não podem propor iniciativas que gerem custos à administração pública, exceto em emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Orçamento Municipal. No entanto, para garantir que a indicação fosse atendida, o vereador afirma que alinhou antecipadamente com o Poder Executivo Municipal.
“Procurei antecipadamente o prefeito Marco Antônio Lage e apresentei essa demanda. Muito sensível às questões sociais da nossa cidade, o prefeito abraçou a ideia de imediato. Acredito que já tenha mais de 10 anos que isso não acontece na cidade. Hoje, os uniformes são vendidos por um valor simbólico, mas nós sabemos que, mesmo pequeno, o valor pesa no bolso de quem depende de muito pouco para sustentar sua família”, destacou o vereador.
A população mais pobre é o público alvo da proposta de Júber Madeira. “Estamos vivendo uma situação econômica extremamente delicada e com mais de 4,5 mil famílias vivendo, em Itabira, em situação de pobreza ou extrema pobreza, como já foi demonstrado pela Secretaria de Assistência social. Qualquer valor para essas pessoas, por menor que seja já faz uma grande diferença”, enfatizou o líder de governo.
A proposta é que a distribuição seja realizada no ano que vem. “Ainda não temos como precisar a data que distribuição ocorrerá porque ela carece de um processo licitatório, que pode ser demorado. Por isso, talvez não seja possível a distribuição já no início do ano letivo de 2022. Mas estamos trabalhando com a possibilidade mais segura de que possamos distribuir os uniformes em meados de 2022”, destacou o vereador.
“Precisamos garantir que o nosso estudante, que a nossa criança, tenha as condições adequadas para seu aprendizado. E isso inclui a possibilidade de se vestir adequadamente, de ter um uniforme para que possa frequentar a escola. Uma criança sem o uniforme adequado pode não se sentir motivado o suficiente para estar em sala de aula, não aprender o suficiente, ou pior, deixar a escola por causa disso”, explicou.
Deixe um comentário