Mutirões em Barão e Itabira confeccionam 1.979 documentos de identidade

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Regional de Itabira e do Instituto de Identificação de Minas Gerais, em parceria com as Prefeituras Municipais, de Itabira e de Barão de Cocais, realizou, nos dias 14 a 17 de dezembro, dois mutirões para confecção de carteiras de identidade nas duas cidades. O objetivo foi alcançado com praticamente dois mil documentos encaminhados para emissão em um prazo de 30 dias.

A ação teve intermediação do deputado estadual Bernardo Mucida, e em Itabira, colaboração da Câmara Municipal na seção do espaço físico. No balanço geral dos quatro dias de atividade, foi confeccionado um total de 1.979 documentos, entre primeiras e segundas vias. Nos três primeiros dias, ou seja, de terça a quinta-feira, no mutirão em Itabira, houve o atendimento para posterior emissão de 1.568 carteiras.

Na sexta-feira (17), no encerramento do evento, na Escola Municipal Coronel Câncio em Barão de Cocais foram confeccionadas: 411 carteiras. Em coletiva à imprensa com o balanço final, o delegado regional de Itabira, Helton Cota, o inspetor do Instituto de Identificação, Paulo César do Carmo, o deputado Bernardo Mucida, e o presidente da Câmara de Itabira, Weverton “Vetão”, afirmaram que o resultado superou a expectativa.

“Infelizmente essa demanda se acumulou em todos os municípios, devido à pandemia. Estávamos emitindo apenas em casos emergenciais. Vamos conseguir novamente trazer essa equipe em 2022, certamente. Foi um sucesso e acima do esperado, super bem organizado. Vamos continuar ao longo do ano com nossos dois postos fixos. Há três anos havia filas e as pessoas que chegavam de madrugada, com 20 carteiras emitidas. Hoje, são 40 por dia e sem filas, com agendamento eletrônico”, disse dr. Helton.

“Foi um esforço grande para montar esse espaço necessário para podermos trabalhar. Foi um número expressivo, que vai ajudar bastante a população. Estendo o trabalho a toda a equipe e foi um prazer trabalhar em Itabira, com o calor humano da população. Houve casos de pessoas que precisavam sacar o FGTS, Bolsa Família e até salários, que estam retidos, por falta do RG. Vi pessoas com tamanha felicidade ao saber que terá o documento em mãos”, afirmou o agente Paulo do Carmo.

“Essa demanda é desde meados do ano, com alguns vereadores levantando essa questão. Eu recebi pedidos pontuais de cidadãos que não estavam conseguindo emitir esse documento, e desde agosto estamos trabalhando pra resolver esse problema. Recebi a informação do Instituto de Identificação da Polícia Civil se prontificando a vir a Itabira, realizar esse mutirão. Não é simplesmente um documento, e sim um passaporte para dar acesso a outros importantes serviços públicos”, ressaltou o deputado Mucida.

“Agradeço aos 15 colaboradores da Polícia Civil que trabalharam em todos os dias, atendendo de forma tão exemplar a população, e fazendo esse serviço de maestria e com sorriso no rosto. A falta de emissão de identidades é um problema crônico, que a polícia tenta resolver da melhor forma possível. Agradeço a todos os funcionários da Câmara, principalmente os terceirizados, que abriram mão de horário para ajudar a realizar esse mutirão”, concluiu Vetão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *