Itabira: 2023 será ano do centenário do prefeito Daniel Jardim de Grisolia

Personalidades itabiranas escolhidas pela Câmara Municipal de Itabira a cada ano emprestam homenagens a nomes marcantes na história. Em 2021, a título de exemplo, é o ano municipal do centenário do Doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e de Dom Mário Teixeira Gurgel. Na terça-feira (30), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) que institui o ano municipal do centenário do ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia.

A matéria é de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). “Reconhece o valor do homenageado pelo seu destaque, como ex-vereador, ex-prefeito, um homem à frente de seu tempo que transformava projetos em realidade,” diz a justificativa da matéria de pedido. Daniel Jardim de Grisolia nasceu em Itabira dia12 de fevereiro de 1923. Filho do médico José de Grisolia, também prefeito e professor do Ginásio Sul-Americano e de Maria de Lourdes Jardim de Grisolia. Foi casado com Luiza Machado de Grisolia.

“DG” como era conhecido, aos 28 anos elegeu-se vereador, no último ano de seu mandato, chegou à presidência da Câmara. Em 58 se tornou o mais jovem prefeito da história de Itabira, aos 34 anos; reeleito em 66. São obras de seu mandato: a Estação Rodoviária Genaro Mafra, o Mercado Municipal Caio Martins da Costa, o Cemitério da Paz e as avenidas João Pinheiro e Central (hoje avenida Daniel Jardim de Grisolia). DG faleceu em setembro de 1970.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *