O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), com palestras durante toda semana em prol da segurança e a saúde de todos os colaboradores. O evento começou segunda-feira (22), com a palestra “Alimentação Saudável”, apresentada pela técnica em Nutrição, Maria Geralda Gregório. Ela frisou a importância da alimentação saudável e os meios que podem ser adotados para incluir no dia-a-dia.
O sargento Anderson Tassi, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, foi o palestrante da terça-feira (23). O militar relatou as situações mais associadas à violência doméstica e familiar contra as mulheres e que os homens mais próximos (namorado, marido ou ex) são os principais autores, quase sempre motivados por um sentimento de posse sobre a vida e as escolhas da mulher. Ele ainda frisou a importância das denúncias via 190, em caso de urgência e que 180, Central de Atendimento à Mulher.
Duas palestras marcaram a quarta-feira (24). A equipe da Cruz Vermelha Itabira ministrou sobre “Primeiros Socorros”, o vice-presidente João Marcelo Bragança, o diretor Eustáquio Liberato e o socorrista Élcio Madeira falaram sobre como se comportar em situações que podem causar pânico, principalmente aquelas que envolvem a nossa própria saúde ou a de terceiros. Foi promovida a palestra sobre Prevenção de Incêndio, conduzida pelo sargento do Corpo de Bombeiro Militar, Fabrício Carneiro. Além de medidas de prevenção e combate de incêndio, o militar explicou na prática como usar os extintores no combate ao incêndio.
A Psicóloga Paloma Bianca cativou os colaboradores com sua palestra sobre “Psicologia no Trabalho”, na quinta-feira (25). Na oportunidade ela falou da importância do autoconhecimento para melhor controle sobre as emoções dentro do ambiente de trabalho. Finalizou com uma autorreflexão sobre o planejamento de vida dentro do ambiente de trabalho, da importância de buscar, primeiramente, a ordem, para depois a realização e a conclusão de um grande projeto.
No encerramento, os colaboradores assistiram palestra sobre “Dor e postura no dia-a-dia”, com a fisioterapeuta Lilian Santiago, nesta sexta-feira (26), que alertou sobre manter uma postura adequada no ambiente de trabalho e aconselhou as pessoas que sentem alterações sensitivas e motoras procurarem um profissional que busque a origem da dor, para assim, aliviar as possíveis alterações mecânicas e articulares por meio de um tratamento eficaz e satisfatório.
Deixe um comentário