OAB-MG tem a primeira mulher candidata em 89 anos

Carla Silene

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) de Minas Gerais pela primeira vez, em seus 89 anos, tem como candidata à presidência uma mulher: Carla Silene, criminalista, doutora em Direito Penal e professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Com a proposta de trazer mais transparência e democracia à Ordem, ela apresenta uma alternativa diante dos grupos  que estão há mais de 20 anos, na gestão da instituição.

Chapa Única na Subseção de Itabira

A chapa “Nossa OAB” concorre na eleição que acontece neste sábado (27), de 8h às 17h na capital, e em todas as subseções do Estado. Em Itabira, a 52ª Subseção da OAB, terá chapa única, registrada com sob o número: 10521, encabeçada por Patrícia de Freitas, à frente da chapa: “União de Todos para Todos”.

OAB Itabira

Historicamente, a OAB, é uma instituição liderada por homens. O total de advogados no Brasil, segundo a entidade, é de 1.225.042, dois quais 613.865 são mulheres, a maioria em comparação aos homens. A Ordem Mineira, por exemplo, já teve 22 presidentes, desde sua criação em 1932, sendo todos do sexo masculino, alguns com mais de um mandato.

OAB-MG

“Mas isso está mudando, as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil começaram nesta segunda quinzena com dez mulheres concorrendo ao cargo de presidência. E, no último dia 24, a advogada Daniela Borges, foi eleita na OAB Bahia, sendo uma vitória da representatividade diante dos 18 homens que já foram eleitos em outras seccionais até o momento,” revela Verônica Rocha, relações públicas do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *