Mobilização para testagem em massa de leishmaniose e adoção responsável

A primeira edição do Mutirão de Testagem de Leishmaniose Visceral Canina (Multileish) examinou cerca de 70 cães durante o sábado (20), no Ginásio Poliesportivo Municipal Maestro Silvério Faustino. Também houve adoções responsáveis, de animais, por tutores cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A atividade teve apoio de cuidadores de animais, Centro Universitário Una, e Gerência Regional de Saúde (GRS) unidade Itabira.

A mobilização visou o combate e prevenção à leishmaniose com testes gratuitos da doença visceral canina. Durante a ação foi realizada repescagem da vacina antirrábica. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade, a campanha, além de atender uma demanda reprimida de testes de leishmaniose, também permitiu que cães e gatos ganhassem novos lares.

“Estamos trabalhando aqui com toda a educação em saúde em relação à doença, desmistificando e tirando dúvidas que ainda existem em relação à leishmaniose. As pessoas pensam que, uma vez positivo, o cachorro está com sentença de morte. E não é assim. A doença tem tratamento, que é simples e relativamente barato”, explica Natália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *