Semana da Consciência Negra realiza atividades nas escolas

A Semana de Consciência Negra realiza atividades nas escolas, por meio das Secretarias de Governo (SMG), Educação (SME) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Essas intervenções culturais destacam memória, história e preconceito racial, para alunos de Itabira. Durante esta semana, as escolas que demonstraram interesse junto ao projeto Conexão Jovem, estão recebendo o recital poético do artista Ronald Martins da Mata. As primeiras instituições de ensino a participarem da atividade foram, as Escolas Municipais, Marina Bragança de Mendonça e José Gomes Vieira.

De acordo com a diretora Deyse Dagma Rodrigues Caetano, se envolver com a proposta da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial é muito importante para os alunos. “Estamos resgatando a nossa ancestralidade. Nesse momento, os alunos vão conhecer um pouco da cultura negra e também despertar para o interesse e aceitação de como nós somos”, reforçou a diretora. Nas escolas, a intervenção se divide em dois momentos: no primeiro é feita a abordagem a respeito da memória e história da cultura, das dores sofridas pelo preconceito racial.

No segundo momento, é remontado o próprio contexto histórico sobre um novo olhar de valoração e o orgulho das raízes afro-brasileiras. Ocorre também oficina “Os Sons do Rosário um diálogo, uma reflexão” a partir de uma caminhada “Por dentro da tradição” com Aldo Bibiano, capitão regente da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Santa Efigênia. Ele possuí mestrado em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bacharelado em música pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), também atua como tubista solo da Orquestra Sinfônica do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *