O Novembro Azul chegou trazendo à tona uma das maiores campanhas de conscientização quanto à saúde masculina e o câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre os homens e segundo em mortalidade. Somente em 2021, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que mais de 65 mil homens sejam diagnosticados com a doença no Brasil. No país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
A grande preocupação é com a detecção precoce do câncer de próstata. “Neste ano, a sociedade médica, deve reforçar o alerta para a realização de consultas e de exames. Apesar da vacinação contra a covid-19 estar avançada, é imprescindível reforçar a necessidade do diagnóstico precoce e de manter o tratamento. Não realizar o exame ou temer a consulta por conta da pandemia é um grande risco”, comentou Fernando Roberto Bicalho Fonseca, urologista da FSFX.

Fernando Roberto Bicalho Fonseca
No ano passado, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os diagnósticos de câncer de próstata, rim e bexiga caíram mais de 26%. O exame de PSA (dosagem de antígeno prostático específico) usado na identificação do câncer de próstata apresentou um declínio de 30%. “O câncer de próstata é um tumor silencioso, não apresenta sinais no início e quando é descoberto, em vários casos, o estágio já está avançado, quando as chances de cura são bem menores. Daí a importância da detecção precoce,” disse Fernando Fonseca.
A diminuição de exames de rastreamento de câncer de próstata, usando o teste de antígeno específico da próstata (PSA), resultou em aumentos recentes no diagnóstico de doença metastática. Segundo Dr. Fernando, o câncer de próstata é uma das doenças mais impactantes para o homem. “A Sociedade Brasileira de Urologia orienta que homens com fatores de risco como histórico de câncer de próstata ou de mama na família, raça negra e obesidade devem realizar os exames de sangue PSA e de toque a partir dos 45 anos e os demais a partir dos 50 anos,” destacou o especialista.
FSFX
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) aderiu à Campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e todas as demais unidades administrados pela entidade, estão com as fachadas iluminadas na zor azul para promover o alerta da doença. Todos os colaboradores da FSFX receberam adesivos de um dos símbolos da campanha, o bigode, marcas do tema. Nas redes sociais da entidade, o avatar faz alusão à campanha, e vários vídeos informativos sobre o tema serão disponibilizados.
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