O Agrowin promoveu dia 23, em Senhora do Carmo, encontro entre instituições financeiras e produtores rurais, para discussão do programa de financiamento do crédito rural. O evento foi realizado através de vários parceiros, iniciativas pública e privada, entidades de classe e operadoras financeiras que disponibilizam a oferta de agrocrédito ao homem do campo. Durante o evento, os bancos fizeram uma apresentação aos produtores rurais com informações sobre as linhas de crédito oferecidas, e seus benefícios. Após a apresentação, os convidados se reuniram individualmente com cada instituição, para tirar dúvidas e detalhar sobre o crédito rural.
Implantado como parte das ações do Programa WIN – Caminhos para a Diversificação Econômica, realizado pela primeira vez em março de 2017, o Plano Agrowin surgiu como uma alternativa viável para a diversificação econômica em Itabira, tema tão discutido na atualidade. Iniciado em 2018, o agrocrédito é um projeto que busca incentivar a implantação e o desenvolvimento das atividades agropecuárias em Itabira, através da facilitação de acesso ao Crédito Rural, permitindo que os produtores rurais possam investir e custear seus empreendimentos, aumentando sua produção, o trabalho e a renda.
São três as finalidades do agrocrédito: custeio, investimento e comercialização. Os recursos de custeio servem para atender as despesas do ciclo produtivo. Os recursos de investimento são destinados a bens e serviços que geram benefícios por mais de um ciclo de produção. Já o crédito destinado à comercialização, é atribuído às despesas de pós-produção. O agrocrédito pode ser financiado pelo Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) ou pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), com taxas de juros acessíveis ao produtor rural, variando conforme a linha de crédito.
Deixe um comentário