Hospital da FSFX realiza inédito implante de válvula cardíaca

Nesta quarta-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração. Mas para uma família, a celebração começou uma semana antes. No dia 22 de setembro foi realizado, de forma inédita no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI). A paciente, Nirce de Almeida Campos, de 88 anos, apresentava um quadro de estreitamento da aorta, sendo necessário o procedimento.

Hospital Márcio Cunha da FSFX

Atualmente, o implante está restrito a pacientes que, pela idade avançada, ou seja na faixa etária acima de 65 anos, e com comorbidades associadas, principalmente caso tenham contraindicação ou risco elevado para o tratamento cirúrgico convencional. Nesse grupo, a abordagem por cateter tem elevada chance de sucesso.

Dr. Pedro Paulo Neves de Castro

“Antes, era necessária uma cirurgia de peito aberto, extremamente invasiva. Essa nova válvula permite restabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta, normalizando o fornecimento de oxigênio para os diferentes órgãos do corpo humano”, explicou o cardiologista responsável pelo implante, Dr. Pedro Paulo Neves de Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *