Itabira: imunização de idosos com terceira dose do imunizante da covid-19

Itabira começa a aplicar a terceira dose (reforço) contra a covid-19 com o imunizante Pfizer. Os primeiros a tomar a vacina são os idosos com idade acima de 89 anos. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS), a terceira dose deverá ser administrada seis meses após da aplicação mais recente do imunizante, considerando o esquema vacinal.

Essa etapa da vacinação será realizada terça (21), e quarta-feira (22), no drive-thru da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), de 8h30 às 15h30. Todos os idosos residentes em Instituição de Longa Permanência (ILPI) também receberão a dose de reforço com o imunizante Pfizer no Lar de Ozanam, ou outra casa de repouso.

A terceira dose garante aos idosos e demais grupos vulneráveis, maior proteção do ponto de vista imunológico. Estudos revelaram que é importante que a terceira aplicação seja de um imunizante diferente da primeira e segunda doses, dando preferência as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Essa combinação de vacinas promove uma imunidade mais robusta, com a maior produção de anticorpos e possibilidade de neutralizar o vírus.

Na medida em que o município for recebendo novos imunizantes destinados para a dose três, as idades serão ampliadas. Ainda, a vacina de reforço da Pfizer só poderá ser aplicada naqueles que completaram seis meses da segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça da exigência da identificação original com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cartão de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *