O cartão da Moeda Social Digital Facilita, dia 20 de setembro, foi entregue a 12 mulheres responsáveis pela unidade familiar que de forma simbólica representaram os demais. Cada beneficiada recebeu o cartão com R$ 140,00 para ser gasto no comércio local com compras de gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e gás de cozinha. Os estabelecimentos foram previamente cadastrados, com o apoio da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita).
A moeda social Facilita tem como objetivo diminuir a desigualdade social e ainda fortalecer o comércio local. O valor será recarregado automaticamente até o dia 10 de cada mês e não é acumulativo. Todo saldo deve ser gasto até o dia 30. Não estão autorizadas aquisições de bebida alcoólica, cigarro e medicamentos. A moeda eletrônica deve injetar no mercado de Itabira cerca de R$ 30 milhões até 2024.
Terezinha Ângela da Cruz Rocha, moradora do Jardim das Oliveiras, é uma das beneficiadas com o cartão. Para ela, o benefício chegou para ajudar a família que passa por dificuldade. “O cartão veio para somar e suprir nossas necessidades. Quando eu recebi o recado que eu iria receber este cartão, eu pensei: Deus não abandona ninguém! Quando eu mais precisei, ele chegou! Vai ajudar muitas famílias, assim como a minha”, contou a dona de casa.
Sônia Maria da Silveira, moradora do Alto Pereira, está desempregada e garante que o benefício vai contribuir na renda familiar. “A gente vem acompanhando o esforço do governo em ajudar a população. Neste momento em que eu e minha irmã estamos desempregadas vai nos ajudar muito com a compra de coisas de primeira necessidade”, relata. Os demais cartões serão entregues nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) onde a família está cadastrada.
Cronograma de entrega do Cartão Facilita na primeira fase:
Na terça-feira (21), responsável familiar nascido em janeiro, fevereiro e março (297 famílias). Na quarta-feira (22), responsável familiar nascido em abril, maio e junho (324 famílias). Nesta quinta-feira (23) responsável familiar nascido nos meses de julho, agosto e setembro (250 famílias). Já na sexta-feira (24), o responsável familiar nascido em outubro, novembro e dezembro (243 famílias). E no sábado (25), finalmente o mutirão de entrega nos Distritos de Ipoema e Senhora do Carmo (134 famílias).
Deixe um comentário