O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, em maio, criou uma Comissão de Combate à Estiagem e, desde então, vem realizando ações para manter o fornecimento de água no município. Uma das atividades é a campanha “Fiscal da Água”, aprovada pela diretoria em julho e apresentada a todos os colaboradores por meio da comunicação interna.
A próxima etapa é o lançamento da campanha para a comunidade itabirana em setembro. “Lançamos primeiro a campanha de uso consciente da água para nossos colaboradores, porque acreditamos que todos da autarquia podem contribuir com ações efetivas e imediatas para economizá-la”, afirma a diretora-presidente, Karina Rocha Lobo.
O projeto tem por objetivo destacar que a cooperação de toda a comunidade é imprescindível nesse momento crítico de seca e que pequenas atitudes diárias fazem a diferença. A campanha consiste em um trabalho específico com estudantes de oito e nove anos das redes municipal e particular do município que têm em sua grade curricular a matéria sobre a água e os resíduos.

Karina Rocha Lobo
“Acreditamos que essas crianças serão porta-vozes do consumo consciente da água em suas residências e, por isso, criamos o mascote Fiscal da Água. Pretendemos que uma criança diga aos pais para trocarem a mangueira por vassoura ao lavarem uma calçada ou rua. Pequenas ações como essa fazem grande diferença em um momento de estiagem, porque cada gota importa”, explica a gestora da autarquia.
Deixe um comentário