O Instituto ITI lança projeto voltado para o empreendedorismo social, o RE Conquista, um programa de inclusão social e produtivo baseado na metodologia de três fases. O projeto é fruto de parceria do ITI (Igualdade, Transformação e Inovação Social), Prefeitura Municipal de Itabira através de recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Banco da Providência (RJ), Stone máquina de cartões, Instituto PHI (Philantropia Inteligente) e Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE).
O curso oferecido pelo Instituto será o de lingerie, para o faça e venda. Serão cinco meses de capacitação. As alunas terão orientações sobre como incentivar o desenvolvimento humano, promover a capacitação para o trabalho, e a geração de renda. O público-alvo são pessoas que tenham conhecimento em costura, desempregados ou em vulnerabilidade social, e que tenham interesse em empreender. As vagas são limitadas. As inscrições estão abertas de 19 a 30 de julho, de 8h às 12h, e 13h30 às 17h30, na sede do Instituto ITI, na rua Irmãos D’Caux, 283, Centro.
Metodologia
A metodologia de ensino foi desenvolvida pelo Banco da Providência, entendendo que para alcançar resultados de geração de trabalho e renda, é necessário sobrepor desafio imposto pela ausência de oportunidades para o público com esse perfil: baixa escolaridade e sem moradia própria, entre outros indicadores. Baseada em conceitos pedagógicos alinhados com a concepção de investir nos talentos individuais, familiares e comunitários, busca contribuir para mudanças sociais. Sobretudo, alcançando caminho para se construir na redução das desigualdades.
“É um novo paradigma na área da formação direcionado para o desenvolvimento humano. Os objetivos da metodologia são: contribuir, promover e incentivar o desenvolvimento das habilidades para as pessoas exercerem atitudes para alcançar mudanças em suas vidadas, habilidades socioemocionais. Desenvolver competências para as pessoas exercerem uma profissão: habilidades profissionais. Promover condições para as pessoas gerarem renda: habilidades empreendedoras,” disse Ronaldo Silvestre, presidente do ITI.
Deixe um comentário