Em resgate histórico dos Festivais da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a exposição “Raízes” foi lançada oficialmente, e homenageia, duas personalidades de extrema importância tanto para o desenvolvimento cultural regional, quanto para a criação da FCCDA: Myriam Brandão e Dr. Jairo Magalhães. O evento faz parte da grade de programação da 47ª edição do Festival de Inverno de Itabira.
A abertura da mostra aconteceu quinta-feira (15), na galeria da FCCDA, e contou com a participação de representantes da sociedade civil, da cultura, da política, do Governo Municipal e de familiares dos homenageados. De acordo com o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, a exposição “Raízes” promove um resgate histórico da história da cultura itabirana para que ela seja celebrada e nunca esquecida.
“A exposição traz essa história de luta e de força que Itabira pulsa na cultura, desde a década de 70 até os tempos atuais. Homenagear duas pessoas que, durante a Ditadura Militar, tiveram a ousadia de construir uma casa de espetáculos. É fundamental que Itabira seja conhecida pela sua presença marcante nas manifestações artísticas e culturais”, destacou o superintendente.
O prefeito Marco Antônio Lage, parabenizou o trabalho da FCCDA, e ressaltou o compromisso da Gestão Municipal em promover ações de fomento à cultura regional. “Essa exposição homenageia duas figuras fundamentais e inspiradoras para a cultura de Itabira. Mesmo durante a Ditatura Militar, a construção do Centro Cultural e a criação do Festival de Inverno foram um resgate à esquecida cultura itabirana,” disse.
Deixe um comentário