O mercado de trabalho, que já vinha sofrendo mudanças com a revolução tecnológica e a internet cada vez mais veloz, entrou em uma nova etapa, dados os últimos acontecimentos. A crescente digitalização dos espaços de trabalho, a necessidade de novas funções e, recentemente, a pandemia, fizeram com que milhares de empresas no Brasil e no mundo aderissem ao trabalho remoto.
Ao mesmo tempo, dificuldades existentes foram extintas e novas preocupações apareceram, trazendo desafios aos empresários e líderes de equipes, que ainda não conseguiram se adaptar ao novo cenário. Segundo o especialista em Negócios Digitais, CR Andrade, o trabalho remoto veio para ficar, mas não do modo como está presente hoje.
“O que vemos hoje ainda é um embrião do futuro, nem 100% remoto, nem 100% presencial, mas algo no meio, que beneficie as empresas e que leve em conta o bem-estar do colaborador”, explica CR Andrade. Isso vem sendo corroborado por grandes pesquisas encomendadas por duas das maiores empresas de tecnologia do mundo: Google e Microsoft.
“O que temos nesses relatórios são manifestações empíricas do que a pandemia trouxe aos ambientes de trabalho, em especial aos escritórios. Ao mesmo tempo, essas conclusões precisam ser entendidas no contexto de cada país, pois precisamos levar em conta diversos fatores como cultura, hábitos e até mesmo a legislação local”, esclarece o especialista.
Deixe um comentário